migas “fingidas” de grelos e quinoa

As migas são diferentes em todo o lado. Isso aprendi eu por experiência própria, em restaurantes por este Portugal afora! Era sempre com grande expectativa que aguardava o meu prato de migas, porque nunca sabia o que me ia calhar. Agora, como faço várias perguntas antes de pedir comida nos restaurantes, isso já não costuma acontecer…

De um modo geral, todos os pratos de migas têm dois elemento em comum: alho e pão. O tipo de pão é que pode variar, mas todas as migas que eu comi tinham pão (sei que há de batata, mas essas nunca me calharam).

Em casa também faço muitas vezes migas. Ou estas (normalmente com pão) ou de feijão frade, broa e couve. Quer umas, quer outras, são muito práticas e rápidas de fazer (desde que tenhamos o feijão já cozido) e dá para termos os elementos previamente feitos (podem ser congelados) e juntar tudo no wok na hora de servir.

Estas têm a particularidade de não terem pão mas sim quinoa, no seu lugar. É uma óptima alternativa, sobretudo para quem quer cortar no pão ou prefere uma opção sem glúten.

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  • 200g de grelos (já arranjados)
  • 2 chávenas de feijão branco cozido
  • 1 chávena de quinoa
  • 2 dentes de alho
  • água q.b. (aproveite a água de cozer os grelos)
  • 1 bom fio de azeite
  • sal q.b.
  1. Comece por lavar muito bem a quinoa, num coador de rede fina ou em várias águas.
  2. Coza a quinoa com 2 chávenas de água e uma pitada de sal, durante 20 minutos.
  3. Noutro tacho, leve os grelos a cozer em água fervente, durante 7 a 10 minutos.
  4. Pique os dentes de alho e leve-os a estalar com um fio de azeite. Junte o feijão branco cozido e mal escorrido.
  5. Deixe aquecer o feijão, mexendo sempre, antes de juntar os grelos já cozidos.
  6. Finalmente, junte a quinoa cozida e 1a 2 chávenas de água (de preferência, a de cozer os grelos).
  7. Vá mexendo de modo a ficar tudo bem misturado e até ter a consistência desejada. As migas não devem ficar em papa, mas todos os ingredientes devem estar todos bem ligados.

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