papas de banana e laranja com chia

Apesar de ainda não estar de férias, os meses de Julho e de Agosto para mim são sempre em ritmo lento. O melhor do verão é mesmo abrandar e aproveitar o calor, sem fazer mesmo nenhum! É por isso que as receitas aqui têm vindo mais espaçadas…

Embora nem seja bem uma receita, de tão simples que é, não podia deixar de partilhar o que tem sido o meu pequeno-almoço preferido da estação! Não que seja com produtos de verão, mas é tão simples e tão fresco que se adequa na perfeição à calma e ao calor!

As papas de banana esmagada e laranja são um clássico, principalmente acompanhadas de bolacha maria. Esta minha versão é mais saudável e mais clean, mas nem por isso menos deliciosa e nutritiva! O segredo está nas sementes de chia, essas pequenas maravilhas que têm o poder de transformar qualquer líquido numa super refeição!

As sementes de chia e os seus benefícios já não são novidade para ninguém! São consideradas um alimento funcional bastante completo por serem ricas em fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteína e ômega-3. O saciante é intensificado pelo efeito mucilaginoso (o de absorver e reter água). Ao colocarmos as sementes em liquido, elas incham e criam uma espécie de gel.

A laranja usada aqui é aproveitada na sua totalidade. Sempre me incomodou o desperdício de polpa dos sumos de espremedor. Normalmente acabo por junta-las no copo porque me custa muito deita-la fora. Desde que me lembrei desta maneira de fazer sumo de laranja (não descobri a pólvora, mas a verdade é que nunca tinha pensado nisso), raramente uso o espremedor! É só descascar a laranja e tritura-la no liquidificador – uso a bimby e é muito rápido e fica muito homogéneo.

IMG_5395

  • 1 laranja
  • 1 banana (fresca ou congelada)
  • 2 colher de sopa de sementes de chia

IMG_5394

  1. Descasque a laranja e coloque-a inteira ou aos gomos num liquidificador.
  2. Triture até ficar em sumo (bimby: 1 minuto, vel,. 10).
  3. Junte as sementes, envolva bem (bimby: alguns segundos, vel. 1)
  4. Deixe repousar 15 a 30 minutos.
  5. Junte a banana descascada e volte a triturar bem (bimby: 1 minuto, vel. 9).IMG_5384
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s