Caril de Grão e Espinafres

O grão-de-bico é uma excelente fonte de proteínas, ferro, fibras, ácido fólico, potássio, zinco e vitaminas do complexo B. É bom para regular o intestino, controlar o colesterol e para as grávidas.

Mas querem mais um bom motivo para comerem mais esta leguminosa?

Ajuda a manter o bom-humor!

O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, um neurotransmissor que confere a sensação de bem-estar, felicidade e confiança. O mundo seria um lugar melhor se toda a gente comesse uma colher de sopa de grão-de-bico, três vezes ao dia!

Em relação ao caril, este é o meu preferido. Costumo fazê-lo com couve-flor, mas como queria servir com o “arroz de couve-flor” troquei-a por espinafres, o que até nem foi nada má troca!

espinafres

  • 2 colheres de azeite ou óleo de coco
  • 1 cebola
  • 1 malagueta
  • 500g de grão-de-bico cozido
  • 150g de espinafres frescos (folhas e talos tenros) ou congelados.
  • 2 colheres de sopa de pó de caril (escolha de boa qualidade)
  • 400ml de leite de coco (de lata) ou 500ml de leite de coco caseiro
  • 100ml de água -pode aproveitar a água de cozer o grão (facultativo)
  • uns raminhos de coentros, picado
  • 1 colher de chá de garam masala (facultativo)

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  1. Num processador, coloque a cebola e a malagueta (com ou sem sementes) e triture até ficar quase em pasta. (Em alternativa pode picar ambas à mão)
  2. Num tacho, aqueça o azeite ou óleo de coco até estar derretido. Junte a cebola e a malagueta picadas.
  3. Junte o pó de caril e deixe cozinhar um pouco, mexendo sempre.
  4. Junte aos poucos o leite de coco e envolva bem.
  5. Adicione o grão e o restante leite.
  6. Quando o leite estiver a ferver, junte os espinafres.
  7. Deixe cozinhar os espinafres por 5 minutos. Se necessário, acrescente água.
  8. Antes de servir, salpique com coentros picados e polvilhe com garam masala.
  9. Sirva com arroz basmati ou, melhor ainda com este “arroz” de couve-flor!

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