Arroz de couve-flor (a fingir)

Esta é a descoberta do ano (a par do espiralizador)! Esta receita já circula há bastante tempo na internet, passou mesmo em blogs que eu sigo, mas, vá-se lá saber porquê, andava-me a passar ao lado e só há poucas semanas é que prestei atenção nela (shame on me).
Apesar de saber que o arroz branco não é nada saudável, há pratos em que eu achava que ele era insubstituível. O caril, é um desses casos. Não havia cá arroz integral nem outro cereal que me soubesse tão bem com o molho de caril, como o arroz branco. Por isso quis experimentar usar este arroz fingido com um prato de caril, para ver o que me parecia. E pronto. Adeus arroz branco (pelo menos neste caso)! E é incrivelmente bom, simples e saudável! O sabor é muito agradável e neutro o suficiente para acompanhar qualquer prato. A textura é assim entre um arroz e um cuscus, excelente tanto para comer seco, como para absorver molhos. Neste caso, como era para comer com molho, fiz simples, mas penso que deve ficar muito bem misturado com ervas aromáticas, cenoura ralada, ervilhas cozidas…
O “arroz” de couve-flor pode ser também um grande aliado para quem quer manter a linha, já que é pobre em calorias. Mas as vantagens não se ficam por aqui. A couve-flor é uma óptima fonte de vitamina C (que ajuda a à absorção de ferro quando consumida com as leguminosas), sais minerais (como o cálcio e o fósforo) e vitaminas do complexo B. São só vantagens!IMG_3124

  • 1 couve-flor
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho laminado (opcional)
  • 1 fio de azeite
  • 1 folha de louro
  • 1 pitadinha de sal

IMG_2940 IMG_2942

IMG_2946 IMG_2955

  1. Lave a couve-flor e separe os floretes. Separe os talos mais grossos (guarde-os para outras receitas, como sopas, por exemplo).
  2. Coloque-os num processador e pique até ficarem todos desfeitos  (em alternativa, pode ralar na parte mais grossa do ralador).
  3. Pique a cebola aqueça-a com um fio de azeite, numa frigideira larga.
  4. Junte a folha de louro e alho.
  5. Junte a couve-flor e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo cuidadosamente.

That’s it!

IMG_3125

4 comentários sobre “Arroz de couve-flor (a fingir)

  1. E não é que isto é realmente uma descoberta incrível??? Corri a fazê-lo assim que vi a publicação! Estou rendida,vai passar a fazer parte dos meus acompanhamentos em substituição do arroz “normal”. Aqui está uma receita que alia várias pontos q eu adoro: fácil,saborosa,rápida e barata!!!

    Curtir

Deixe um comentário

